terça-feira, 16 de junho de 2009

Estátua da Liberdade Nova York Estados Unidos Turismo

Estátua da Liberdade - Ponto Turístico

A Estátua da Liberdade foi dada ao povo americano pelo povo francês, há mais de 100 anos, em reconhecimento à amizade estabelecida durante a Revolução Americana. Com o passar do tempo, além desta amizade passou a simbolizar também liberdade e democracia.

O escultor Frederic Auguste Bartholdi foi designado para fazer o desenho da escultura em 1876 para comemorar os 100 anos da Declaração da Independência Americana.

Sendo um projeto de colaboração mútua, America e França acordaram que o povo americano construiriam o pedestal e os franceses seriam responsáveis pela montagem nos Estados Unidos. Entretanto, o caixa estava baixo nos dois países. Para arrecadar o dinheiro, a França utilizou impostos, várias formas de entretenimento e loteira, entre outras formas. Nos Estados Unidos, espetáculos teatrais beneficentes, exibições de arte, leilões prêmios ajudaram a providenciar os fundos necessários.

Enquanto isso, na França, Bartholdi solicitava a ajuda de um engenheiro para resolver questões estruturais associadas ao design, como a enorme estrutura de cobre. Alexandre Gustave Eiffel (designer da Torre Eiffel) foi contratado para desenvolver a estrutura que permite que a caa de cobre movimente-se independentemente e ainda se mantenha em pé. Na América, a arrecadação de dinheiro estava indo devagar, então Joseph Pullitzer (conhecido pelo prêmio Pullitzer), abriu o editorial de seu jornal "The World) em apoio e sua campanha foi bem sucedida).

O financiamento do pedestal foi completo em agosto de 1885 e a construção do pedestal terminou em abril de 1886. A estátua ficou pronta na frança em julho de 1884 e chegou a Nova York a bordo da fragata francesa "Isere". No caminho, a estátua foi reduzida a 350 peças e encaixotada em 214 volumes. Demorou quatro meses para ser remontada em seu pedestal.

Em 28 de outubro de 1886, a inauguração aconteceu emfrente de milhares de espectadores. O então presidente Grover Cleveland aceitou a Estátua em nome do povo e disse "(…) Não esqueceremos que a Liberdade fez daqui sua morada; nem que seu altar não será neglicenciado.(...)"

Foi um presente por um centenário com dez anos de atraso.

Há 25 janelas na coroa, simbolizando as pedras preciosas encontradas na terra e os raios celestes brilhando sobre o mundo. Os sete raios da coroa simbolizam os sete mares e continentes. A placa que carrega na mão esquerda tem escrito 4 de julho de 1776 em algarismos romanos. O peso total de cobre da estátua é de 31 toneladas e o peso total de ferro, 125 toneladas. O peso total da fundação de concreto é 27 mil toneladas.Ventos de 50 milhas por hora (aprox. 80 km) provocam na estátua uma oscilação de aproximadamente 7.5 cm e na tocha, aproximadamente 12.70 cm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário